A maior remadora do país se despede profissionalmente como atleta do Remo neste domingo.
Após dezenove anos de muito sucesso e muitos títulos, Fabiana Beltrame compete pela última vez no próximo domingo (27), na lagoa Rodrigo de Freitas.
Acompanha a matéria exclusiva do SITE OFICIAL.
Se não fossem os passeios com a família na Avenida Beira Mar, em Florianópolis, os brasileiros não conheceriam Fabiana Beltrame, grande símbolo do remo nacional. A paixão pelo esporte começou cedo, aos 15 anos, quando observou ao lado de uma amiga o treinamento de alguns remadores na água e iniciou o seu trabalho no Clube Náutico Francisco Martinelli, em 1997. A paixão cresceu e o esporte se tornou a grande inspiração da sua vida, alcançando conquistas inimagináveis, quebrando barreiras e servindo de inspiração para os jovens atletas. Perto de encerrar a carreira, a vascaína concede entrevista exclusiva ao Site Oficial e fala sobre um dos momentos mais importantes de sua trajetória.
Primeira medalhista de ouro do Brasil em um Mundial, Fabiana Beltrame fez história em Bled, na Eslôvenia (2011), ao estabelecer a marca de 7m44s58, quase dois barcos a frente da suíça Pamela Weisshhaupt (7m48s24) e da alemã Mueller (7m50s44). Eleita por onze vezes a melhor remadora do país, a vascaína chegou a estar em 2011 entre os três maiores atletas em exercício no esporte nacional. Para Beltrame, a família foi a grande motivadora de sua carreira, principalmente a filha Alice.
- Meu marido e minha filha foram fundamentais nas minhas conquistas. Sem o apoio do meu marido não conseguiria, pois ele sempre me deu a maior força em casa, com a Alice, me deixando tranquila para treinar e viajar. E foi a partir do nascimento dela que consegui meus resultados internacionais. Ela sempre foi minha principal motivação – garante.
Campeã mundial de forma inédita em 2011, 32 vezes campeã brasileira, 9 vezes campeã sul-americana, 35 pódios em Regatas do Estadual, medalhista de ouro, prata e bronze em Copas do Mundo e a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos. Essas são as credenciais de Fabiana Beltrame, que encerrará a sua carreira no próximo domingo, dia 26, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Na última regata do Estadual 2016, a atleta quer fazer bonito para fechar com chave de ouro a sua vitoriosa trajetória pelo remo nacional.
Pioneiro em toda a sua história, o Vasco abriu as portas no Rio de Janeiro para Fabiana Beltrame em 2005, quando conquistou inúmeros títulos pelo Gigante da Colina. Ao seu clube de coração, a remadora é só elogios.
- Eu tenho um carinho muito especial pelo Vasco, pois foi o clube que me abriu as portas aqui no Rio e isso que me fez voltar em 2014. Tenho imensa gratidão ao presidente Eurico Miranda, pois ele ama o remo e sempre investe no nosso esporte. Também tenho um carinho especial pelo Lopes (vice-presidente), que fez a maior força para eu voltar e sempre me apoiou e também pela Gracilia (diretora), que agora está reorganizando toda a nossa garagem. Sempre vou continuar torcendo pelo Vasco – ressalta.
Após quase duas décadas no Rio de Janeiro, Fabiana Beltrame voltará para sua terra natal em dezembro. As merecidas férias estão chegando, mas a atleta garante que não deixará de trabalhar pelo remo: "Vou tirar alguns meses para descansar e curtir a família, pois foram 19 anos quase que ininterruptos. Depois disso, vou permanecer no esporte que amo e que me deu tantas alegras, mas talvez de outras formas, fora d’água". Só nos resta dizer muito obrigado.
FONTE: SITE OFICIAL DO VASCO